domingo, 22 de julho de 2007

Vendar os olhos

Qual a finalidade?


Antes de explanar sobre o tema, levo ao conhecimento dos meus Irmãos que o texto abaixo é para que, definitivamente se interrompa a teimosia e a falta de compreensão.

Ocorre que, antes mesmo do padrinho entregar o candidato à Iniciação em nossos Augustos Mistérios aos cuidados Irmão Terrível, costuma-se veda-lo lá mesmo onde o encontrou, aí já começa o GRANDE ERRO.

Levar o postulante já vedado ao Templo enfraquece e elimina o valor simbólico e toda a preparação para a recepção do candidato pelo Ir.'. TERRÍVEL, este sim o ÚNICO encarregado de vedar o candidato a Iniciação conforme irão perceber após a leitura do texto abaixo.

Vamos lá:
A cerimônia da vedação dos olhos tem enorme relevância, pois é o ponto de partida, ou melhor, o disparo da iniciação.
Tem início com o chumaço de algodão branco a ser colocado sobre os olhos.
A entrega do algodão tem o significado de uma grande doação, o Ir.'. Terrível auxiliado pelo Padrinho entrega ao Postulante, simbolicamente, a maciez, o conforto e a delicada acolhida como o próprio líquido amniótico.
O branco simboliza a unidade com o GADU, sabedoria, pureza, alegria, reconciliação, regeneração, verdade, etc.
Contatar o branco como a suprema luz, ou como a marca lívida do cadáver, é ter a oportunidade de experimentar a sensação de renunciar a nós mesmos.
Ao postulante é determinado que coloque o dedo indicador sustentando o chumaço de algodão sobre os olhos.
O dedo indicador simboliza aqui o dirigir-se a si mesmo, aquele que dá início ou partida a um acontecimento que visa o auto conhecimento por vontade própria; o dedo indicador relaciona-se com o estômago, órgão responsável pela digestão dos alimentos, esotericamente responsável pela digestão das sensações e informações captadas.
É colocada a venda preta sobre o algodão.

O preto simboliza a noite, que é o prelúdio de uma nova aurora, como o período de vida intra-uterina torna possível o nascimento.
O preto e a noite lembram imagens da morte, que nos passa a idéia de mudança de estado, de reencarnação e de ressurreição.
René-Lucien Rousseau afirma "A exemplo da Natureza que tira a Aurora da Noite, o Mundo do Caos e a Primavera do Inverno, as religiões da Antigüidade impunham aos candidatos à iniciação provas que transcorriam durante a noite ou nos subterrâneos.
Para se tornarem homens novos, para nascerem para a existência espiritual (o nome Renê, em francês, ou Renato, em português, não tem outra origem), era preciso passar por uma morte simbólica, morrer para a vida de ilusão e das paixões e tornar-se digno, assim, de contemplar o sol resplandecente da verdade".
O negro, esotericamente, significa mudança de estado.
Os olhos correlacionam-se ao discernimento.
Ao ser privado da luz exterior o Postulante é estimulado a voltar-se para a sua própria luz interior, ver e rever seus valores, sobretudo enxergar com o coração, mais que uma postura, passar a ter uma atitude esotérica, na busca da chama interior para iluminar sua mente.
Platão, com sua lógica magnífica, descreve essa experiência por analogia na famosa cena da Caverna, na sua República.
O beijo nas faces simboliza a bênção (ação do bem), ou seja, o desejo de sucesso na missão tanto no seu aspecto exotérico (exterior - provas - força - resistência) como no sentido esotérico (interior - conhecimento - aprendizado).
Peço encarecidamente aos Padrinhos, meus irmãos que, de agora em diante não vedem seus afilhados antes do mesmo ser entregue a quem deverá faze-lo, e peço principalmente aos Veneráveis de loja que observem este procedimento, não permitindo que os membros de sua Loja façam com que o candidato seja vedado na rua, em sua casa ou no local previamente acertado para o padrinho ir busca-lo.

Não permitam que o simbolismo e a ritualística sejam pisoteados!!!!

Nenhum comentário: