domingo, 22 de julho de 2007

UM “TOQUE” PARA DESPERTAR

O mundo tem mudado vertiginosamente. Ocorreram avanços em todas as áreas e o mundo se globalizou trazendo benefícios e malefícios. Benefício, porque possibilitou o acesso rápido às informações, aproximou as pessoas. Malefício, porque se acirraram os conflitos, concorrência. Como está a Maçonaria nesse mundo moderno e transformado? Será que continuamos unidos no mesmo ideal “Liberdade, Igualdade e Fraternidade?”.

O neoliberalismo prega a concorrência pura e simples, a ética muitas vezes. Para o neoliberalismo, o próximo é meu concorrente, meu inimigo, ferindo os anseios da fraternidade maçônica. O capitalismo reinante nos torna cada vez mais escravos do consumo, nos rebaixa a uma busca material abominável, maculando a idéia de liberdade e de supremacia do espírito sobre a matéria. A concentração das riquezas nas mãos de poucos, premeditada pelo capitalismo, orquestrado pelo neoliberalismo, divide o mundo em uma legião de miseráveis e uns poucos de multimilionários, escarnecendo o princípio da igualdade.

A Maçonaria tropeça enfraquecida num momento tão importante da história da humanidade. A humanidade hoje precisa mais do que nunca que a Maçonaria reencontre sua identidade e desperte para combater os vícios, os preconceitos e a desigualdade, encarcerando-os numa masmorra de onde não poderão sair. É preciso proteger a singela igualdade para que floresça nos campos verdejantes, sob o orvalho da fraternidade, faça brotar a formosa flor da liberdade, perfumando este mundo.

A Maçonaria precisa mais do que ações isoladas de alguns heróis idealistas, precisa de coesão e unidade de suas colunas, fazendo tremer a terra dos maus com o estrondoso ruído de sua marcha unificada e cadencial, como um gigante que caminha para a vitória.

Mais do que pessoas bondosas, a Maçonaria precisa de obreiros comprometidos com sua causa, comprometidos com a Ordem, que se dediquem para a construção de um mundo mais justo e perfeito.
A Maçonaria está chamando para o trabalho! Vamos dar às nossas sessões mais qualidade, aos trabalhos, mais profundidade, mais entusiasmo. Vamos melhorar nossos conhecimentos, formemos ciclos de estudos, troquemos informações, pratiquemos mais a caridade, amemo-nos uns aos outros, levantemo-nos para o trabalho. O mundo é como um diamante bruto, há de ser lapidado para reluzir o brilho da luz que se derrama, luz que vem de Deus, o Grande Arquiteto do Universo.

3 comentários:

deuses Existem? disse...

A Maçonaria Liberal e Adogmática é assim chamada justamente por não estabelecer regras tão rígidas quanto as que a Maçonaria Regular estabelece, pois, diferentemente desta, a Maçonaria Liberal admite pessoas de ambos os sexos, bem como, ateus e agnósticos. Ela também não só permite, como incentiva, o debate político e defende a postura da maçonaria como organização civil, livre de dogmas. Aparentemente, não existe dentro da Maçonaria Liberal uma estrutura tão severa. Como todas as grandes doutrinas espirituais, assim também a Teosofia exalta o bem, a compaixão, a paz, o amor, o altruísmo, e promove a cessação da pobreza, da ignorância, da opressão, das discórdias e desigualdades.
Ninguém é mais digno por crer em algum Deus ou praticar alguma religião, porém se alguém age no cumprimento da lei e dos deveres, logo, também no cumprimento dos valores maçônicos certamente tal pessoa torna-se mais digna a cada vez que age de tal forma. Daí o porquê de podermos inferir, com segurança, que embora Deus e religiosidade sejam importantes não são essenciais à promessa maçônica, razão pela qual se faz necessária a criação e adequação urgente de uma promessa alternativa e um comportamento sem menção à palavra Deus.
O fato de alguém acreditar em Deus ou duvidar de sua existência, não o torna inapto a seguir os preceitos e leis, ao contrário do que muitos creem (mas não sabem).
O fato de a pessoa NÃO CRER em um Deus não muda muito para um Maçom, nem o desabona. Em contrapartida cumprir as leis dos homens e exercer a compaixão sim, pode fazer toda a diferença para a sociedade, compreendem?
É exatamente por isso que aventamos que a crença em seres superiores não é essencial, pois, por si, não deixa o mundo melhor ou pior, é indiferente. E se alguém achar que sou insensato no meu ponto de vista, lanço um desafio: Nomeie uma ação moral, ou prática realizada por um crente que um não-crente não possa realizar. Nomeie uma ação que não poderá ser executada sem intervenção divina!

Solução: deixar a promessa atual como está e criar uma promessa alternativa àqueles que não se sentem confortáveis com a atual, para que ateus, agnósticos e outras “religiões” se sintam incluídas ou incentivados a participarem mais do Rito Moderno. Ou melhor, buscar a verdade e realidade e sepultar em definitivo as tais "ciências herméticas", o "ocultismo", os "misticismos" com o mesmo vigor que devemos sepultar na religião tudo aquilo que é dogmático e que ofende a lógica, o bom senso, a razão e as descobertas científicas.

O Rito Moderno, fruto da Maçonaria Francesa, entende que o maçom deve ter a faculdade de pensar livremente, de trabalhar para o bem estar social e econômico do cidadão, salvaguardar o meio ambiente, a fauna e a flora e outras questões sociais que afligem a sociedade atual. Essa tendência filosófica humanista é que parece contrapor-se aos parâmetros defendidos por outros ritos e aos aspectos da religião.
Algumas filosofias e religiões estão preocupadas em salvar a alma do homem, ou seja os aspectos pós morte e divino da questão, enquanto o Rito Moderno preocupa-se com o homem atual, suas necessidades agora.

segue...

deuses Existem? disse...

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE RELIGIÃO E A ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". O maçom é um Ser livre, ou seja, pode ser um livre pensador, livre caminhante e de bons costumes, que significa ético, buscador de uma moral mais espiritualizada. (Texto abaixo readaptado de Pierre Teilhard de Chardin e Guido Nunes Lopes).

*A religião e deuses não é apenas uma ou um, são milhares.
A espiritualidade é apenas uma.
*A religião é para os adormecidos e doutrinados.
A espiritualidade é para os curiosos que estão despertos.
*A religião é muleta para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.
A espiritualidade é ceticismo, racionalismo para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
*A religião tem um ritual de iniciação, conjunto de doutrinas, regras dogmáticas a cumprir.
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar e concluir sobre tudo.
*A religião ameaça e amedronta com a punição divina.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior e a moral laica sem medo.
*A religião fala de pecado e de culpa e do conflito entre o bem e do mal.
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro"... o conflito é entre a ignorância e o conhecimento.
*A religião reprime tudo, impõe comportamentos, te faz iludido.
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião quando a pessoa está enferma é a fé de sentir-se na palma da mão de Deus. Entregar-se em confiança, à sua vontade, desejando em oração ardentemente a cura.
A espiritualidade em caso de pessoa doente é a crença na bondade dos procedimentos da medicina, confiança na competência dos médicos, enfermeiros e auxiliares.
*A religião tem assessores de um Deus que lhe oferecem o Reino de Deus.
A espiritualidade é tudo e, portanto é só você e o Reino da sua Consciência.
*A religião inventa milagres e revelações, não indaga nem questiona e faz acreditar sem evidências.
A espiritualidade questiona, descobre, compara e confronta tudo com as Leis da Natureza.
*A religião é causa de perseguições, confrontos, divisões, guerras religiosas.
A espiritualidade é causa de União.
*A religião lhe busca para que
mitológicas, fábulas, superstições e lendas de um livro sagrado. acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
* A religião para você ser feliz tem que ser amigo de Jesus ou Deus/Jeová/Alá/Shiva.
A espiritualidade não lhe pede para seguir conselhos de amigos imaginários.
*A religião segue os preceitos e revelações
A espiritualidade busca a verdade em todos os livros.

deuses Existem? disse...

*A religião se alimenta do medo do misterioso, da morte.
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé em si mesmo.

*A religião faz viver e acreditar adorar com fé em seres sobrenaturais e ilusórios.
A espiritualidade faz Viver na Consciência. Ciência, razão e livre investigação de um lado e fantasia, intuição, submissão e tradição na outra.

*A religião se ocupa com a superstição e sobrenatural, acreditar, seguir e fazer.
A espiritualidade se ocupa com o Ser em si. Tornar-se livre de rituais, martírios, oferendas, homenagens e provações.

*A religião alimenta o ego.
A espiritualidade nos faz evoluir.

*A religião nos faz renunciar ao mundo para sermos felizes no outro após a morte.
A espiritualidade nos faz aqui e agora, conviver com as Leis da Natureza, não renunciar a ela.
*A religião é tradição familiar, adoração, submissão.
A espiritualidade é Meditação e o Livre Pensamento.

*A religião não dá o Livre Arbítrio total.
A espiritualidade você tem liberdade de escolha e exerce o seu Livre Arbítrio.
*A religião sonha com julgamento divino, medo e culpa, salvação, a glória e com o paraíso do Reino dos Céus.
A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso hoje.
*A religião vive com promessas do passado e do futuro que não serão cumpridas.
A espiritualidade dá Sentido à Vida vive no presente.

*A religião enclausura e anestesia nossa memória nos deixando na infância da ignorância.
A espiritualidade liberta nossa Consciência.

*A religião crê no misticismo, em fogo do inferno, anjos, arcanjos, alma, espírito e na vida eterna.
*A espiritualidade nos faz consciente da vida antes da morte não uma vida ilusória futura.

*A religião promete pessoas ressuscitarem, o paraíso, purgatório ou inferno para depois da morte.
A espiritualidade é praticar o Humanismo Secular Moderno encontrar deus em nosso Interior durante a vida, é nós tornarmos... homo Maçom Sapiens 'deus'!

Colaborou,
OICED MOCAM
(pesquisar sobre o autor Ir.: Adorm.: e Livre Pensador e Humanista Secular Moderno no Google).