domingo, 22 de julho de 2007

Ser Maçom


Entre os maçons que conheço, quase sempre foram três as razões que os conduziram ao caminho da Maçonaria.
Uma das mais comuns, deve-se à herança dos princípios maçónicos que têm levado muitos a trilharem pelos caminhos que outros como objecto da sua admiração lhes indicaram, e de certo modo, legaram na sua formação humana e cívica.
Outra razão, igualmente comum, se não mesmo a mais frequente, está associada ao convite directamente formulado por alguém, que na qualidade de Maçon, revê em alguém, que não o sendo ainda, as qualidades e as características que entende, de boa fé, constituírem a base de um potencial Irmão Maçon.
Finalmente a terceira razão, e decerto a menos frequente, mas não necessariamente menos importante, resulta de uma busca ou encontro mais ou menos fortuito, a que se seguiu o apelo e a atracção da cultura e causa maçónicas.

De qualquer modo, e indiferentemente do modo como cada indivíduo se tornou Maçon, importa saber as razões que levam a cada momento, milhares de pessoas em todo o mundo a abraçarem uma causa, que para a maioria da pessoas é “secreta”, mas que para os mais atentos, é apenas “discreta”.

À imagem pública de “secretismo” segundo a qual, indivíduos de postura suspeita, se reúnem em locais secretos numa atitude quase conspirativa, para aí desenvolverem acções de influência ou de lobby em proveito próprios, sobrepõe-se outra bem diferente e mais consistente com a realidade.
De facto, ser-se Maçon, é pensar-se em si mesmo como um templo que se vai construindo numa busca constante pela melhoria e aperfeiçoamento enquanto indivíduo, e pensar na sociedade geral que o rodeia e acolhe, como objecto igualmente importante da sua acção enquanto ser integrado na mesma, na busca pela Justiça, a Verdade, a Honra e o Progresso, que caracterizam os Maçons, que neles, aplicam dedicadamente toda a sua Força, a sua Sabedoria e buscando a Beleza nas acções e nas obras.
Com efeito, ser-se Maçon, significa trabalhar com dedicação, numa causa de que todos beneficiem, não sujeitar-se a dogmas ou interesses que excluam o bem social dos demais. É acreditar que a saúde, a educação e a cultura são bens essenciais e que a evolução se dá pela via da instrução e do conhecimento e assim, promovê-los de uma forma acessível e universal.
Poderia dizer-se que não se é Maçon porque se quer simplesmente sê-lo. Ser-se Maçon, é sobretudo uma forma de estar que resulta de um esforço continuado, de modo que não se é Maçon porque se tornou apenas, mas porque os outros nos reconhecem como tal.

5 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE, PRIMEIRAMENTE NAO SOU MAÇON, MAS QUERO FALAR SOBRE A DIFICULDADE EM INGRESSAR POIS JÁ ATE CONVERSEI COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM MAS NEM TOCARAM NO ASSUNTO PRA MIM FAZER PARTE NUMA LJA MAÇONICA, JÁ SE FAZEM 3 MESES QUE CADASTREI NA ESCOLA MAÇONICA DO BRASIL DIRETAMENTE PELO SITE MAS NADA DE ME RESPONDEREM, ENFIM ESTOU PROCURANDO E OBSERVANDO EM VOLTA AS PESSOAS E AS COISAS ATE QUE EU POSSA SER CHAMADo. SEMPRE TIVE INTERESSE NESSE TIPO DE GRUPO, EM QUE A MINHA MENTE POSSA EVOLUIR COM OS NOVOS CONHECIMENTOS E TAMBEM TROCAR AS INFORMAÇÕES. DEIXO AQUI MAIS UMA POSSSIBILIDADE PARA QUEM FOR MAÇON E PODER ME INDICAR PRA SE TORNAR UM, ESTE É O MEU CONTATO: ozzeiass@gmail.com

Celosantos1 disse...

Vai ate uma loja e manifesta sua vontade meu caro colega. Abraco

Celosantos1 disse...

Vai ate uma loja e manifesta sua vontade meu caro colega. Abraco

deuses Existem? disse...

O QUE SE OBTÊM SENDO MAÇOM?

O mundo moderno exige homens cada vez mais preparados e informados. E o verdadeiro Maçom é incentivado a ser um livre-pensador, num constante exercício da liberdade.
A Maçonaria é um verdadeiro centro de estudos e pesquisas. Incentiva cultivar o hábito da
leitura para enriquecer em conhecimento, ajudar de forma consciente todos aqueles que estão a minha volta. Não estou afirmando que o Maçom deva ser necessariamente um intelectual, um filósofo ou um cientista, mas que tenha um mínimo de cultura. Não é isso que objetivam os estudos maçônicos, mas sim algo maior, mais profundo e vital, pois que é por meio desses estudos que a sua consciência se ampliará.


Além da enorme satisfação haver sido escolhido, contribui, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada e feita por homens virtuosos. A maçonaria é uma ordem realmente interessante, e há muito em busca da verdade à luz da razão que podemos aprender com eles nos seus conhecimentos e seus ensinamentos. Para aqueles que levam com responsabilidade o estudo e a prática, o sucesso em algum setor da vida será infalível. Combater a ignorância, ser bom, justo, generoso com o próximo, ter uma apresentação moral, cívica, social e familiar, sem falhas ou deslize de qualquer espécie. O objetivo ser feliz e não é ser melhor que os outros. O objetivo é aperfeiçoar e evoluir e ser melhor do que foi ontem. O maçom não propõe que os outros mudem para que ele seja feliz, procura mudar o possível em si para que todos sejam felizes. Esta é a essência do ensinamento maçônico para dar sentido a vida. É próprio da tradição maçônica o reconhecimento pelos Irmãos. Este é o salário do Obreiro da Arte Real: o reconhecimento. Não há outro salário na maçonaria e religiosas.
Para o Maçom é gratificante a satisfação da missão cumprida e de ser reconhecido por isso. Para o pleno desenvolvimento como maçom e como ser humano, devem não só praticar as quatro virtudes cardiais, prudência, justiça, fortaleza e a temperança, bem como as três virtudes teologais, a fé, a esperança e a caridade, as quais devem usar com muita sabedoria e inteligência. A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país.

Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” com a abstenção das bandeiras políticas.
Um Tríplice e Fraternal Abraço
desse Ir.: Adormecido do Oriente de Porto Alegre

Oiced Mocam
Pseudônimo do Escritor e Livre Pensador


deuses Existem? disse...

ADMISSÃO:

Por ser seletiva, o membro a ser admitido na Maçonaria deve ter pelo menos 21 anos, ter bons costumes, reputação e caráter comprovados, ser bom chefe de família e ter condições físicas e bons conhecimentos gerais e que possua boa instrução e disponibilidade de tempo para a prática de valores espirituais, morais e cívicos; que seja independente econômica e financeiramente.
O candidato precisa ser convidado por um padrinho maçom que faz a petição, passar por entrevistas e ter a vida investigada, analisada por integrantes da ordem quanto ao seu comportamento em sociedade. A votação secreta de aceitação ou não é, em regra, feita pelo sistema de “bola branca, bola preta”.
Depois de aprovado em reunião, o maçom é chamado e submetido a interrogatório e provas de caráter para ser iniciado, caso possua as virtudes capazes de cumprir os postulados maçônicos e ser um exemplo a ser seguido.