domingo, 22 de julho de 2007

A RITUALÍSTICA


A RITUALÍSTICA NO GRAU DE APRENDIZ

Conceitos

Rito é um procedimento que, determinado por uma autoridade competente, deve ser seguido para celebrar-se um cerimonial religioso. O rito é formal, podendo ser verbal, transmitido oralmente ou escrito em um livro, manual ou código, formando assim o Ritual.

O Ritual contém o conjunto de ordens, regras, orações, símbolos e formas de realizar o rito .

Ritos Maçônicos

A maçonaria conta hoje com cerca de 154 (cento e cincoenta e quatro) ritos reconhecidos no mundo, sendo que no Brasil destacam-se os ritos York, o Escocês Antigo e Aceito, o Francês ou Moderno, o Schroeder e o Adonhiramita .

Crê-se que tanta diversidade tem por motivo interpretações e análises diferentes dos textos históricos, das práticas esotéricas, ou mesmo influências religiosas, sociais, políticas e até mesmo a posição geográfica. Tanta diversidade não conduziu a cisão da maçonaria, chegando mesmo a sugerir a coexistência pacífica das diversas correntes de pensamento, que por fim, dirigem-se sempre, sem qualquer incoerência, para um ponto comum a todos os agrupamentos maçônicos.

Nos primórdios, o ritual maçônico era transmitido verbalmente e deveria assim, ser decorado. Resguardava-se assim o sigilo maçônico e a perpetuação do rito .

Com a formalização do rito escrito, ocorrera sim a quebra do sigilo, além da deturpação ritualística, chegando mesmo a ser incomparável com o rito primitivo .

Por fim, a proliferação de ritos maçônicos, a par da riqueza intelectual, gera hoje práticas heterogêneas, ou seja, outros ritos estão a incrementar a deturpação do rito original .

Origens do Rito Escocês Antigo e Aceito

O Rito Escocês, segundo se tem notícia, nasceu em 1.689 na França, fruto da reunião dos jacobistas (partidários do Rei da Inglaterra, Carlos I, pertencente a dinastia dos Stuart) que adotaram um rito distinto da Grande Loja Londrina.

O Rito Escocês não teve precedente na Escócia, devendo-se a adoção do nome unicamente ao fato de boa parte dos jacobinos serem de origem escocesa.

Em 1758 o Conselho de Imperadores do Oriente e Ocidente instituiu a "Ordem de Heredon" (Casa Santa ou Templo), cujo Rito de Perfeição ou Rito de Heredon, era composto de 25 graus. No ano de 1761 foi outorgado a Etienne Morin o título de Grande Inspetor do Rito de Perfeição.

Morin, estando autorizado, fundou Loja nos Estados Unidos e em 31 de maio de 1801 foi criado em Charleston (Carolina do Sul) o primeiro "Supremo Conselho dos Grande Inspetores Gerais para os Estados Unidos da América", elevando-se em oito os graus do Rito. Contando com 33 graus Altos Graus, realizou-se, de modo definitivo, o objetivo das Grandes Constituições de Frederico II, ou seja, a primeira a praticar o Escocismo como é hoje conhecido. Antigo e Aceito fora a denominação de protesto que o escocismo adotou em 1.786 em oposição ao Grande Oriente Francês, que decidira diminuir o número de graus.

Sucessivamente foram fundados outros Supremos Conselhos em muitos países da Europa e na maior parte dos da América, formando hoje o Escocismo e o Rito Escocês Antigo e Aceito, que é o Rito maçônico mais praticado no mundo.

Atualmente a hierarquia do Rito Escocês Antigo e Aceito é dividido em 33 graus e assim distribuídos: Graus Simbólicos, também chamado de graus dogmáticos ou fundamentais (do grau 1º ao 3º, aprendiz, companheiro e mestre); Graus Inefáveis (do 4º ao 14º); Graus Capitulares (do 15º ao 18º); Areópagos ou Graus Filosóficos ( do 19º ao 30º) e Graus Administrativos (do 31º ao 33º).

Análise Ritualística no Grau de Aprendiz

Entrada no Templo

Sob a organização do Mestre de Cerimônias, devem os obreiros do quadro da loja dirigirem-se ao átrio e lá, vestidos e trajados, organizarem-se em fileiras das Colunas do Norte e do Sul, respeitando-se ainda a ordem de entrada.

O Mestre de Harmonia e o Cobridor alcançarão o interior do templo antecipadamente, sendo que aquele soará a melodia apropriada enquanto da entrada dos obreiros, e este, portando a espada á ordem, aguardará a oportunidade para abrir a porta, franquear a entrada das fileiras, e após o Venerável Mestre, fechar a porta do templo .

O Mestre de Cerimônias, a frente das fileiras, com a mão direita, dará as três pancadas do grau e o Cobridor franqueará a entrada dos obreiros, mantendo-se ao lado da porta.

Os obreiros, tomarão diretamente seus lugares, conservando-se em pé, sem sinal e voltados para o eixo do templo, aguardando a ordem do V.M. O Mestre de Cerimônias aguardará a entrada do V.M. para conduzí-lo, e este, observando o sentido horário, alcançará o trono, mantendo-se em pé.

O Cobridor fecha a porta do templo e alcança seu lugar, aguardando em pé e armado .

Três batidas

Representam as três promessas de todos os tempos e de todas as crenças, sendo elas : Batei e abrir-se-vos-á - Pedi e obtereis – Buscai e achareis .

Marcha

Seja para o grau de aprendiz, bem como aos demais, há uma marcha particular acompanhada dos respectivos sinais especiais, obrigatórios para todos os maçons que entram no templo quando os trabalhos são abertos. O sentido maçônico da marcha corresponde ao rito adotado no grau simbólico. A perfeição caminha do ocidente para o oriente, isto é, das trevas para a luz.

A marcha do aprendiz é composta de três passos iguais e retilíneos, formando uma esquadrilha, começando com o pé esquerdo e apoiado pelo direito, porque ele foi colocado no “caminho certo”, porque foi “iniciado”.

O esquadro representa fundamentalmente a faculdade do juízo que nos permite comprovar a retidão ou a sua falta. É por intermédio do esquadro que nossos esforços para realizar o ideal ao qual nos propusemos podem ser constantemente comprovados e retificados. Isto é feito de maneira que estejam realmente encaminhados na direção do ideal e que a cada passo do pé esquerdo (passividade, inteligência, pensamento), deve corresponder um igual passo do pé direito (atividade, vontade, ação) em esquadro, ou seja, em acordo perfeito com o primeiro.

Reportando-se ao zodíaco os seus três passos correspondem aos três signos, carneiro, touro e gêmeos. No primeiro passo correspondente ao signo do carneiro, que está sob a influência de Marte, evoca a idéia de “luta”. Touro, que inspira o segundo passo, exprime o trabalho perseverante e desinteressado. Quanto a gêmeos, que está sob a influência de mercúrio, é considerado signo da fraternidade. Se nos reportarmos aos elementos, o carneiro é o signo do fogo, touro o signo da terra e gêmeos o signo do ar, indicando o primeiro passo o ardor, o segundo a concentração e o terceiro a inteligência.

Cabe aqui citar o axioma hermético da "câmara de reflexões": visita interiora terrae: retificando invenies occultum lapidem - VITRIOL. Devemos adentrar a realidade do próprio mundo objetivo, e não contentar-nos com seu estudo ou exame puramente exterior. Então, retificando constantemente nossa visão e os esforços de nossa inteligência como demonstra a cuidadosa retidão dos três passos da marcha do Aprendiz atingiremos o conhecimento da verdade que nos liberta da ilusão.

Saudação

O aprendiz, deve saudar as três luzes da loja com o sinal gutural. Este sinal forma três ângulos retilíneos e tem seus respectivos significados:

O primeiro formado pelos dedos polegar e indicador significa "que mais fácil ser degolado do que revelar os segredos maçônicos"; o segundo formado pelo braço indica "que a sua força, naquele momento, representado pelo braço direito, está toda a serviço da Sublime Ordem”, porque, estando naquela posição de respeitoso acatamento ao Venerável Mestre, somente terá livre os movimentos quando lhe for permitido; e terceiro o dos pés, "que indica que o maçom deve ter sempre uma vida reta, assentando todos os seus atos sobre a esquadria".

Abertura da Sessão

Os trabalhos somente se iniciam ao meio-dia porque é a hora de sol a pino, ou seja ninguém faz sobra a ninguém, portando induz a igualdade.

A abertura somente ocorre quando as três luzes emblemáticas estiverem devidamente postadas (livro da Lei, Esquadro e Compasso).

O livro da Lei ficará disposto sobre um altar sagrado (correspondente ao Santo dos Santos de Jerusalém) e sua abertura significa a invocação do auxílio da divindade .

Coluna do Aprendiz (força)

Os lugares do maçons no templo imitam a disposição existente no parlamento britânico. O presidente e seu assento de encosto alto e destacado está ladeado pelos líderes do governo e pela oposição, sentados frente a frente.

Até mesmo a sala dos passos perdidos imita o anexo do parlamento inglês .

Circulação

A circulação é feita no sentido horário, ou seja da esquerda para a direita, contornando o Painel da Loja, simbolizando, a marcha do sol e significando que o maçom caminha em direção a luz.

Importante ressaltar que, desde a era dos metais (5000 A.C.) o homem acreditara na força dos astros, desenvolvendo assim um misticismo, uma teologia cósmica, cujo sol era sempre elevado a posição de destaque.

O sol é o centro do nosso sistema planetário enosso planeta Terra movendo-se constantemente ao redor de seu eixo e, achando-se a maçonaria universalmente espalhada sobre a superfície do globo, resulta deste fato que o sol se acha sempre no meridiano, em relação a Maçonaria .

Tronco de Beneficência

A circulação do Tronco de Beneficência deve levar em consideração a hierarquia dos cargos em loja e os graus simbólicos.

São atendidos pela ordem o Venerável Mestre, o 1º Vigilante, o 2º Vigilante, o Orador, o Secretário, o cobridor Interno, os irmãos postados no Oriente, os mestres da Coluna do Sul, os mestres da Coluna do Norte, os companheiros e os Aprendizes.

Esta circulação forma uma estrela de seis pontas, ora associada a Estrela de Davi, ora associada a relação espírito-matéria.

Quanto ao metal, este somente se presta à beneficência, nunca podendo ser tirado, mas somente engrossado. Deve ser depositado sempre com a mão fechada e ao retirá-la, deverá estar aberta .

Palavra Sagrada

É a verificação simbólica da exatidão, onde se declara que tudo está justo e perfeito. Tem origem na verificação que os construtores antigos efetuavam quanto à exatidão das construções, utilizando-se do prumo e do nível para declararem a perfeição das construções.

Constata-se a justeza e perfeição de uma Loja quando a palavra vem do Oriente, passa pelo Sul e vai ao Ocidente .


Cadeia de União

Formada exclusivamente para a transmissão da palavra semestral aos obreiros da Loja, onde todos cruzam o antebraço direito sobre o esquerdo, dando-se as mãos.

O Venerável Mestre ocupa o lugar mais ao Oriente da Cadeia, ladeado pelo Orador e pelo Secretário, ao passo que o Mestre de Cerimônia ocupará o lugar mais ao Ocidente, ladeado pelos Vigilantes.

O Venerável Mestre balbuciará a palavra nos ouvidos do Orador e do Secretário, que por sua vez, repetirá o ato a quem os ladear, até que o Mestre de Cerimônia receba as palavras, de ambos os lados, e as leve ao conhecimento do Venerável Mestre que a declara correta ou não.

Conclusão

Esperamos que as informações deste documento sirvam de referência para os IIr.’. Aprendizes acompanharem os trabalhos em Loja. Lembramos que a ritualística pode sofrer revisões e que as orientações finais devem partir do Grande Oriente de São Paulo, no caso das Lojas de nossa Região Maçônica.




Bibliografia:
Informações dos websites do Grande Oriente do Brasil (www.gob.org.br) e do GOSP (www.gosp.org.br)
Estudos Maçônicos- Zeldis, Leon, A Trolha
Simbologia e Simbolismo da Maçonaria – Theobaldo Varoli Filho, A Trolha
Iniciação Maçônica – Rizzaro da Camino, Madras
Ritual do Aprendiz Maçom, GOB, 2001
A Simbólica Maçônica, Jules Boucher, Ed. Pensamento
Manual do Aprendiz Maçom: Introdução ao estudo da Ordem e da Doutrina Maçônica, Aldo Lavagnini
Liturgia e Ritualística do Grau de Aprendiz Maçom, Ed. A Gazeta Maçônica - 1a. ed. 1985
Curso Básico de Liturgia e Ritualística, Ed. A Trolha - 1a. ed. 1991 - 2a. ed. 1997

4 comentários:

rainho disse...

em meu entendiemnto a coleta do tronco de beneficencia é um ato litrugico. Na circulação, havendo mais de uma pessoa no trono, o obulo deverá ser colhido somente do venerável e depois quando do retorno para a coleta dos demais mestres é que se fará a coleta dauele se encontra ao lado do venerável? Alguèm poderia me esclarecer? Att Sergio Rainho Teixeira

ARLS VICTOR KÖTHE N.3.281 disse...

O Trono é indivisível, e a coleta deve ser feita no mesmo instante.

Agnos12 disse...

E tome profanação!!! Pagarão por isso: podem acreditar!!!

Sampaio Júnior disse...

Publicar sobre bateria em internet é lamentável.