domingo, 22 de julho de 2007

“A Estrela Flamejante” II

A Estrela de Cinco Pontas, também denominada Estrela Pentagonal ou Pentagrama é primordialmente um dos símbolos da magia, que sempre aparece em diversos ritos. Ela é de origem Pitagórica, e recebeu do teólogo, médico e alquimista alemão, Enrique Cornélio Agrippa de Neteshein, no final do século XVI, o nome de Estrela Flamejante ou Estrela Flamígera.

A Estrela de Cinco Pontas (Flamejante) acabou sendo adotada pela Maçonaria, na França, em meados do século XVII, bem depois da fundação da Primeira Obediência Maçônica Mundial, a Grande Loja de Londres, criada em 1717. O criador do Rito Adoniramita, o Barão de Tschoudy, é que viria a adotar a estrela como símbolo Maçônico, que era totalmente desconhecido dos antigos Maçons de ofício e dos primeiros aceitos.

Não são todos os Ritos que adotaram o Pentagrama como a Estrela Flamígera. Apenas o Rito Adoniramita e todos os que o imitaram. O Rito de York pôr exemplo, adota a estrela de seis pontas.

Sendo a Maçonaria uma obra de luz, nela a Estrela de Cinco Pontas (Flamejante), nos ritos que a adotam, assume a sua posição normal, ou seja, com apenas uma das pontas voltadas para cima(fig.1), sendo, nesse caso, denominada de Estrela Hominal, na qual se inscreve a figura de uma pessoa humana, assim é vista como símbolo das qualidades espirituais humanas. Na magia, seguindo ainda esta posição ela significa Teurgia. Em posição invertida, com a ponta voltada para baixo (fig.2), nela se inscreve a figura de um homem, com a cabeça voltada para baixo, ou ainda, a de uma cabeça de bode, representando, em ambos os casos os atributos da materialidade e da animalidade. Na magia, com a ponta voltada para baixo, ela significa Goécia.





Figura (1) Figura (2)


Encontrada entre o esquadro, que serve para medir a terra, e o compasso, que serve para medir o céu, a estrela simboliza o homem regenerado, o Companheiro, em sua integridade.

A Estrela de Cinco Pontas, que pode apresentar-se com diversos nomes, representa o ser humano, porque nela estão marcadas as cinco extremidades do homem(a cabeça, os dois braços e as duas pernas), seus cinco sentidos(a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato) e ainda os cinco elementos naturais dos seres animados(a matéria, o espírito, a alma, a força e a vida).

O simbolismo da Estrela de Cinco Pontas (Flamejante), ou Estrela do C\M\, apresenta muitas aplicações, nem todas reveladas, pois a descoberta depende somente do crescimento do C\, de seu próprio esforço e do desenvolvimento espiritual.

Com relação a diversas interpretações e ao posicionamento “das estrelas“ no templo, divergimos de muitos autores e trabalhos, pôr isso traçaremos paralelos entre a Estrela de Cinco Pontas (Pentagrama) e a Estrela Flamejante.

A Estrela de Cinco Pontas (Pentagrama) é colocado no pórtico, sobre a porta do templo, a denominada Porta do Ocidente, a Estrela Flamejante é colocada ao meio-dia, onde a maneira inglesa está o Trono do 2° Vig\. A Estrela de Cinco Pontas é comum à Loja de C\ e de A\, seu estudo torna-se mais minucioso no Grau 2, face ser a Estrela de Cinco Pontas, o Pentagrama e considerado o número cinco, como estudo específico do Grau 2.

A Estrela de Cinco pontas, Estrela Quinária ou Tetragrama, é representado pelo polígono de cinco lados, tendo inserido em seu centro, a letra “G”.

A Estrela Flamejante, Flamígera ou Flamante, é o mesmo Pentagrama, porém, sem a inserção da letra “G”, mas que irradia, ou expele chamas. Não podemos confundir chamas com os raios luminosos.

As chamas nos vêm dos egípcios que consideravam o símbolo estrelado como a união da filha de Ísis com o filho do Sol. A Estrela Flamígera era Considerada ponto de partida, semente universal de todos os seres.

Para o Maçom, constitui o emblema do gênio que eleva a alma para a realização das supremas tarefas, ela também simboliza a “Estrada Luminosa” da Maçonaria, a luz que ilumina os discípulos, o símbolo dos livres pensadores, a eterna vigilância e a proteção objetiva do G\A\D\U\.

As chamas que saem detrás da Estrela Flamejante, representam a Divindade do símbolo.

A Estrela de Cinco Pontas é um símbolo celeste, porém, que se situa no plano objetivo.

A Estrela Flamejante é o símbolo no plano subjetivo, é o fogo interno, o ardor que cada C\ coloca dentro de si, para queimar todas as “oposições” e aspectos negativos do ser humano.

Dentro do Pentagrama, é colocados o homem com os braços e pernas abertas, dentro da Estrela Flamejante, o “homem” material é consumido pelas chamas e já não é mais visível. A sua posição passa a ser, exclusivamente no plano espiritual, pois seu corpo foi “consumido” pelas “chamas” purificadoras.

Embora, cada símbolo suporte múltiplas interpretações e lhe sejam atribuídas mais de uma função, não seria racional, colocar um mesmo símbolo para representar dois aspectos bem diferentes como os que já foram mostrados anteriormente no caso destas “Estrelas” a de Cinco Pontas e a Flamejante. Isto tudo vem confirmar a existência de dois símbolos distintos, colocados em dois locais distintos do Templo.

A Estrela é o emblema da Divindade, é o símbolo de iluminação e de boa conduta. É o espírito que anima o Universo, o princípio de toda sabedoria e o poder gerador da natureza.


Bibliografia:


·CAMINO, Rizzardo da. Introdução à Maçonaria.

·CASTELLANI, Jose. Liturgia e ritualística do grau de C\M\.

·CASTELLANI,José. Dicionário Etimológico Maçônico. Ed. A Trolha.

·CAMINO, Rizzardo da. Simbolismo do Segundo Grau.

·Dicionário Maçônico.

·Sites: www.lojasmaconicas.com.br
www.monastic.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário: