domingo, 22 de julho de 2007

Dia das Mães

Oração

Oh, Grande Arquiteto do Universo, Mestre de todos os Mestres!

Fortalece a minha fraca inteligência para que eu tudo compreenda e não canse de enaltecer a Tua obra.

Senhor Deus das montanhas, dos mares e das matas: o tamanho do Teu templo é do tamanho do infinito e o alicerce é do tamanho da Tua glória.

Oh, Ente Supremo: orienta-me nas minhas horas de indecisão sobre qual caminho devo seguir. Alarga a minha estrada e conserva sempre vivas as flores que a margeam. Não deixa faltar em meu coração a humildade, a compreensão e a paciência com aqueles que me cercam.

Que eu veja no sol, na brisa e nas cores, a imagem perfeita de Tua obra. Que eu veja no andarilho a Tua semelhança, na criança o futuro, no velho o presente e na bondade a chave da vitória. Que de uma lasca da pesada lenha que Teu dileto filho conduziu nos ombros, eu faça a parede e o teto para o meu abrigo; que dos cravos que transpassaram os Seus pés, eu faça um ponto de reflexão e de penitência. Que da palha e da serragem que na mangedoura Lhe serviram de berço, eu faça o meu leito, lugar de descanso e de reflexão.

Oh, Deus, eu sou pequeno demais perante a tua majestade, mas quero que saibas que a minha fé é grande em Teu poder. Por isso confio em Ti e Te consagro em todos os cantos e recantos da minha Vida.

Amém!!!



Saudação ao V\M\, IIr\Vig\, etc.etc.

Certa vez perguntaram a uma mãe qual era o seu filho preferido, aquele a quem ela mais amava. E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu:
"O meu filho dileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma:

É o meu filho doente, até que sare completamente!
É o meu filho que está cansado, até que ele descanse e
se recupere!
É o meu filho que está com fome, até que ele se
alimente!
É o meu filho que está com sede, até que se sacie!
É o meu filho que está estudando, até que aprenda e se
consagre!
É o meu filho que está nu e com frio, até que se vista!
É o meu filho que não trabalha, até que se empregue e
se sinta útil;
É o meu filho que namora, até que se case!
É o meu filho que se casa, até que transforme o seu
casamento em uma verdadeira união!
É o meu filho que se torna pai, até que crie seus filhos!
É o meu filho que me prometeu, até que cumpra sua
palavra;
É o meu filho que deve, até que pague!
É o meu filho que chora, até que sequem suas lágrimas!

E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou:

É o meu filho que me deixou, até que o re-encontre!
É o meu filho que se perdeu, até que Deus o traga de
volta para mim!
É o meu filho que partiu, até que ele me acolha na paz
do Senhor!


Afinal de contas, o que é ser mãe? Só mesmo quem é mãe saberá responder a essa pergunta. Mas certamente, qualquer uma a que se lhe pergunte, responderá sem hesitar: “Ser mãe é amar incondicionalmente os filhos, sobre todas as coisas e em qualquer circunstância. É viver para que eles nasçam e cresçam, e é morrer, se preciso for, para que eles vivam e sejam felizes”.

Um episódio bíblico conta que o Rei Salomão, que nos é tão caro nesta Ordem, diante de duas mulheres que afirmavam que uma mesma criança lhes pertencia, determinou que se dividisse ao meio o menino, usando, para isso, um golpe de espada, e que cada uma ficasse com uma metade. Uma delas, então, desistiu da contenda e disse que preferia perder o filho a vê-lo morto. Salomão, em sua sempre infinita sabedoria e bondade, concluiu rapidamente que aquela era a verdadeira mãe da criança, porque só o Amor de mãe é capaz de uma renúncia como essa.

A mais antiga comemoração do Dia das Mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foram dadas em 1872 por Julia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadélfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão.
Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse extensiva a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Wilson: dia 9 de maio.
No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
A Mulher compõe com o Homem a mais perfeita e harmônica obra Divina, pois é através dessa união que todos os seres ganham o direito a Vida, mas é a Mãe, e ninguém mais, qual fera feroz, mas ao mesmo tempo terna e doce, que protege os filhos de todos os perigos e que lhes assegura a dose necessária de carinho e de Amor, que lhes construirá o alicerce psicológico para toda a Vida.
Disse Vitor Hugo, em um momento de rara inspiração:
O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais;
O homem é o cérebro, a mulher, o coração;
O cérebro fabrica a luz, o coração, o amor;
A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher invencível pelas lágrimas;
A razão convence; as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher de todos os martírios;
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código, a mulher é sacrário;
O código corrige, a doutrina aperfeiçoa.
O homem é um templo, a mulher um santuário;
Diante do templo, descobrimo-nos;
Diante do santuário ajoelhamo-nos.
O homem pensa, a mulher sonha;
Pensar é ter no crânio uma larva;
Sonhar é ter na testa uma auréola.
O homem é um oceano, a mulher é um lago;
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa, a mulher o sabiá que canta;
Voar é dominar o espaço, cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está onde termina a terra;
A mulher, está onde começa o céu.

Já Vinícius, outro artista iluminado, escreveu:
Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo
Tenho medo da vida, minha mãe.
Canta a doce cantiga que cantavas
Quando eu corria doido ao teu regaço
Com medo dos fantasmas do telhado.
Nina o meu sono cheio de inquietude
Batendo de levinho no meu braço
Que estou com muito medo, minha mãe.
Repousa a luz amiga dos teus olhos
Nos meus olhos sem luz e sem repouso
Dize à dor que me espera eternamente
Para ir embora. Expulsa a angústia imensa
Do meu ser que não quer e que não pode
Dá-me um beijo na fonte dolorida
Que ela arde de febre, minha mãe.
Aninha-me em teu colo como outrora
Dize-me bem baixo assim: — Filho, não temas
Dorme em sossego, que tua mãe não dorme.
Dorme. Os que de há muito te esperavam
Cansados já se foram para longe.
Perto de ti está tua mãezinha
Teu irmão, que o estudo adormeceu
Tuas irmãs pisando de levinho
Para não despertar o sono teu.
Dorme, meu filho, dorme no meu peito
Sonha a felicidade. Velo eu
Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo
Me apavora a renúncia. Dize que eu fique
Afugenta este espaço que me prende
Afugenta o infinito que me chama
Que eu estou com muito medo, minha mãe.
Não importa cor ou credo...
Rica ou pobre...
Mãe é sempre mãe...
Sempre presente
Na dor,na doença, na alegria,
Em cada momento da nossa vida
Lá está ela já com algo em mente
Mãe querida, amada, sofrida...
Ignora as discriminações da sociedade
Em prol do seu amor e se preciso for
Da a sua própria vida
Esquece-se de si mesma
Por desejar a vitória do filho
E ao vibrar com as vitórias alcançadas
Nem se lembra de seu próprio mérito
Mãe é como uma flor...
É carinho, cuidado, proteção,
Compreensão, doação, perdão...
Mãe resume tudo o que é amor!
Mãe é a própria canção de amor,
Tocada suavemente em nossos corações...
Agradeço a você mãe
Todo o amor por minha vida!

A Loja Maçônica FRATERNIDADE ESTRELA DO SUL está muito feliz de receber e de homenagear as mães aqui presentes e todas as mães do mundo, ainda aqui neste Planeta de provas e de expiações ou já no regaço do Senhor, no Oriente Eterno.
E minha amada Adriana, preparou para todas as Mães esta mensagem, que em seu nome leio, com todo o carinho:

Mãe, oh! Minha querida mãe!
O que seria de mim sem o teu ventre?
Como eu viria a este mundo e conheceria
as maravilhas da Vida?
Como receberia o Amor puro e divino do teu
coração?
De que forma eu poderia me alimentar sem
teu leite, que me transferiu o mais terno
amor e que deu base à minha Vida?
Mãe, tu és a Luz Divina, a fonte da Vida, és o
Amor caridoso, és o perdão e a resignação, com teus filhos tão amados.
Benditas são todas as Mães que tiveram a
suprema graça de parir.
Deu o fruto e hoje dele se alimenta, tem forças e
acredita.
Porque a força do teu Amor é a mais verdadeira e
intensa da Terra.
Parabéns, por seres essa criatura de Deus, mãe!

Um comentário:

PEREYRA disse...

Tu escreves tão bem!
Inspiras-me, serves-me de modelo!