domingo, 22 de julho de 2007

“As luzes da loja”

“O poder de iluminar seus obreiros conseguido e mantido pelas luzes da loja, estas vivas que incansavelmente deverão erguer-se do Oriente para iluminar com saber os obreiros indicando-lhes os caminhos a serem seguidos até o Ocidente. Desta iluminação abundante e profusa é que se fundamenta a loja, que é a célula viva do grande corpo chamado Maçonaria.”



As luzes da loja estão divididas em dois “grupos”, que são eles. As três luzes da oficina e as três luzes emblemáticas da maçonaria, que passam a ser descritas.



As três luzes do templo:



São respectivamente o V\M\, o 1º Vig\ e o 2º Vig\, sendo nesta ordem as maiores autoridades na direção dos trabalhos. Cada um com suas atribuições, formando um todo harmônico. No que tange a hierarquia, um precede o outro, cada qual possui sua simbologia, suas jóias e responsabilidades.



V\M\:


Assimilado ao planeta Júpiter, que, no panteão dos deuses babilônicos, simbolizava a sabedoria, além de rei dos deuses.
O V\M\ se afigura como o referencial moral e intelectual da loja, é o guardião do equilíbrio que deve reinar entre os irmãos.
A jóia do V\M\ é o Esq\, símbolo da retidão de suas ações, pautadas na justiça. O mesmo tem um ramo mais curto que o outro, na razão de três para quatro, justamente a razão dos catetos no triângulo de Pitágoras. O ramo mais longo, deverá estar voltado para o lado direito no peito do V\ para salientar a preponderância do ativo(direito) sobre o passivo(esquerdo). Ele também tem o significado de eqüidade, de equilíbrio e de justiça. O esquadro transmite a idéia da imparcialidade e da inteireza de caráter.
O V\M\ é o guia, o referencial, o primeiro oficial em loja, é a primeira luz. Suas ações e características influenciarão, certamente, na aprendizagem e na vida maçônica daqueles que estão nos primeiros degraus de sua ascendência em loja.


1º Vig\:


Associado ao planeta Marte, que era o senhor da guerra, simbolizando a força.
Em ordem hierárquica, ele precede o V\M\, podendo em alguns ritos o substituir em seus impedimentos. Em regra, o 1º Vig\ se senta ao Ocidente da loja e ao norte e tem a seu cargo a inspeção e vigilância dos companheiros, além de seus deveres fundamentais, que são dois, verificar se o templo está coberto e se todos os presentes são maçons.
A sua jóia é o Nív\, representa a igualdade. Como instrumento, ferramenta do construtor, do pedreiro medieval, sempre foi de fundamental importância. O nível maçônico é diferente do nível de pedreiro. Ele tem a forma de um triângulo, saindo uma perpendicular do ápice, ficando solta no espaço, com um pequeno cilindro de chumbo na ponta, dividindo o triângulo em dois esquadros.
O 1º Vig\ é a segunda luz em loja, é constantemente solicitado pelo V\M\, esclarecendo muitos mistérios, orientando e ensinando os demais irmãos.


2º Vig\:

Associado ao planeta Vênus, feminilizado na mitologia babilônica e que, sendo a deusa mágica da fertilidade e do amor, simboliza a beleza. Ele também simboliza a concórdia.
Em loja, está sentado ao Ocidente e ao sul, a sua função é observar o sol no meridiano e chamar os obreiros ao trabalho, além de cuidar dos aprendizes. É ele que responde ao V\M\ quais os três pilares básicos de apoio da loja, que são, Sabedoria, Força e Beleza, que correspondem as três luzes do templo, tão necessárias a iluminação do caminho que nos torna maçons na concepção maior do espírito, V\M\, 1ºVig\ e 2º Vig\.



As três luzes emblemáticas da maçonaria:



São elas, o L\ da L\, o Esq\ e o Comp\, eles devem estar sempre sobre o A\ dos Jur\ em loja aberta. O Comp\(espírito) encontre-se coberto pelo Esq\(matéria), que significa no grau de aprendiz ainda matéria bruta, que o espírito ainda não conseguiu libertar-se do domínio da matéria.



O L\ da L\:

Representa o código moral e ética que cada um de nós respeita e segue, a filosofia de vida que cada um adota e a fé que nos governa.


O Comp\:

Significa a justa medida de nossos atos e a justiça exigida nas ações que praticamos. É um instrumento de dois ramos de madeira ou metal, unidos pôr uma de suas extremidades de maneira a poder afastar-se ou aproximar-se uma da outra para medir ângulos, traçar círculos de dimensões diferentes. Estes diversos círculos nos dão a idéia do pensamento nos vários círculos de raciocínio que podem atingir, ora largas e abundantes posições, ora raras e estreitas conclusões, mas todas elas sempre claras e positivas. O Compasso da Justiça é a própria razão que determina, não só a origem, mas ainda a legitimidade do direito.

O Esq\:

O Esq\ é o símbolo da justiça e da gratidão, seu ângulo reto simboliza a conduta irrepreensível que o maçom sempre deverá manter perante a sociedade, pautando todos os seus atos e decisões dentro da mais absoluta retidão e eqüidade no trato de seus semelhantes. Em conjunto com o Comp\ representa o "Escudo Maçônico", signo mais conhecido da maçonaria. É composto de dois ramos de comprimento igual e provém da metade de um quadrado que é o símbolo da terra onde se desencadeiam as paixões humanas e, o verdadeiro maçom encontrando-se entre o Esq\ e o Comp\, está entre o céu e a terra, ou ainda, entre a matéria e o espírito.
Sendo o Esq\ o instrumento que se destina a dar forma regular a todo material, serve simbolicamente, para indicar ao maçom que sob o ponto de vista moral, deve ser empregado para corrigir as falhas e as desigualdades do caráter humano.



Considerações Finais:


Quando da iniciação em loja, ouviu-se a seguinte frase: “No princípio do mundo, disse o G\A\D\U\, faça-se a luz ... e a luz foi feita.” E foi concebido ver a luz, mas não aquela que rodeia os irmãos em loja e que ilumina os trabalhos, mas sim aquela emanada da suprema e eterna fonte que deve orientá-lo para a verdade e a retidão.


Bibliografia:

·CAMINO, Rizzardo da. simbolismo do 1º grau / ritualística maçônica.
·CASTELLANI, Jose. Liturgia e ritualística do grau de A\M\.
·CASTELLANI,José. Dicionário Etimológico Maçônico. Ed. A Trolha.
·“A TROLHA” Revista Maçônica.
·Dicionário Maçônico.
·Sites: www.geosites.com/profano/html
www.futura-webdesign.com/portal/simbolos.shtml

Nenhum comentário: